Em nossa paróquia realizamos apenas batizados coletivos, com até 15 crianças.
Inscrições:
As inscrições devem ser feitas na secretaria paroquial mediante preenchimento de formulário de inscrição e apresentação da documentação solicitada, até a data especificada acima. Fica a cargo dos pais ou responsáveis da criança se comprometerem a entregar a documentação até a data limite, caso contrário a inscrição fica cancelada.
Documentação para admissão ao batismo em nossa paróquia:
- Cópia da certidão de nascimento da criança;
- Comprovante de residência dos pais;
- Transferência de batismo (somente para os pais que não moram nas quadras 106/306, 107/307, 108/308) – documento a ser solicitado na secretaria da paróquia mais próxima da residência dos pais da criança;
- Cópia do comprovante do curso de batismo para pais e padrinhos;
- Documentação de sacramento dos padrinhos (casados – certidão de matrimônio, solteiros – certidão do crisma);
- Taxa de R$ 50,00
Curso de batismo
Os cursos de batismo em nossa paróquia são abertos ao público. Para tanto se faz necessário preencher o formulário de inscrição na secretaria paroquial e apresentar a cópia do documento pessoal. Caso o batismo não seja realizado em nossa paróquia é de responsabilidade dos pais e padrinhos verificar junto à paróquia onde desejam realizar o batismo quais são as demais documentações exigidas para realização do sacramento.
Condições para ser admitido ao batismo:
- Qualquer criança até 07 anos de idade pode ser admitida ao batismo, independentemente da situação dos pais e/ou responsáveis que solicitam o batismo (casos excepcionais serão tratados diretamente pelo pároco). Crianças acima de 07 anos, jovens e adultos que ainda não tenham recebido o batismo também podem ser admitidos, desde que estejam participando de catequese para iniciação cristã.
- Em ambos os casos é necessário que se tenha, ao menos, um padrinho ou madrinha, que deve ser escolhido com zelo pelos pais, pois a este caberá a missão de ajudar o batizado levar uma vida de acordo com o sacramento recebido.
Em relação aos padrinhos:
- Devem ser maiores de dezesseis anos e ter maturidade para desempenhar esta missão;
- Devem ser católicos batizados, crismados e ter recebido a primeira eucaristia;
- Casados ou solteiros. Em ambos os casos, que não se encontrem em situação irregular perante a Igreja. E aos casados, apenas os que tiverem recebido o Sacramento do Matrimônio pela Igreja Católica.